Nota Pública Informativa

O Construmob, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, vem a público informar que está em campanha salarial no setor de Montagem Industrial e é a única entidade que representa legalmente os trabalhadores desse setor nas empresas dos municípios desses territórios.
Como representante legal, o Construmob tem atuado fortemente em defesa dos trabalhadores na garantia do emprego, melhores salários e benefícios para este setor. Nos últimos anos, podemos destacar avanços importantes para os trabalhadores da Montagem Industrial como reajustes salariais acima da inflação, melhorias nos valores da PLR, vales alimentação e refeição, planos de saúde e outros benefícios sociais. O Construmob também tem atuado na melhoria das condições de trabalho. Exemplo desse compromisso é a recente criação de um Comitê Permanente de Segurança e Prevenção de Acidentes no Polo da Braskem Capuava para enfrentar os sérios problemas dos acidentes na nossa categoria.
Fruto direto da luta do Construmob e de seus diretores foi a criação, a partir de mesa de negociação, de uma Tabela de Cargos e Salários nas diferentes empresas de montagem industrial que atuam na nossa região. Neste ano, o desafio é ampliar esta tabela e unificar os valores com outras regiões do estado de São Paulo, criando um piso unificado para cada função. Outra ação de destaque em que o Construmob e seus diretores estão envolvidos é a construção de um acordo nacional para as paradas dentro da Petrobras, igualando os direitos desses trabalhadores em todo o território nacional, com possibilidade de ampliar esse acordo para outras empresas.
Dessa forma, como representante legal dos trabalhadores da Montagem Industrial na nossa região, o Construmob rechaça toda e qualquer atitude de ataque contra o Sindicato e os diretores representantes dos trabalhadores por parte de pessoas que não integram a base sindical e não são trabalhadores de nossa categoria.
O Contrumob já tomou medidas de responsabilidade civil e criminal diante de tais ataques e irá continuar a defender o Sindicato e seus representantes legais que são aqueles que, verdadeiramente, representam os trabalhadores da Montagem Industrial em nosso território.
Santo André, 28 de abril de 2025.