Greve na Braskem termina. Trabalhadores têm ganho real e estabilidade

Os trabalhadores das empresas terceirizadas de montagem industrial da Braskem aprovaram, em assembleia, no dia 27/6, a proposta de renovação do acordo coletivo apresentada pelo juiz relator do Tribunal Regional do Trabalho em mesa de conciliação no dia anterior e encerraram a greve que durou oito dias.
A proposta prevê um reajuste de 6,5% nos salários, a partir da data-base de 1º de maio, com aumento real de 1,18%. Os benefícios como vale alimentação, café da manhã e lanche da tarde tiveram um reajuste de 7,32%, na cesta natalina o aumento foi de 7,5% e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) o acréscimo chegou a 15,38%. Por conta da paralisação, o juiz garantiu uma estabilidade de 90 dias para todos os trabalhadores e também a compensação dos oito dias parados, sendo um dia por mês, de julho até fevereiro de 2026.
Segundo Mauro Coelho, Secretário Geral e Administrativo do Construmob, os companheiros que aderiram ao movimento saíram vitoriosos: “as empresas queriam dar somente 6% linear e o acordo garantiu aumento real sobre salários e benefícios com um aumento significativo na PLR. E ainda conquistamos estabilidade no emprego por três meses. Os trabalhadores estão de parabéns pela vitória”, destaca.