Comitê reúne sindicatos e empresas para discutir segurança

Representantes dos trabalhadores e das prestadoras de serviço do polo petroquímico discutiram questões a segurança no trabalho.

Representante dos trabalhadores e das empresas terceirizadas do Polo Petroquímico Braskem, em Capuava, se reuniram dia 14/11 para discutir questões de segurança do trabalho e prevenção de acidentes no polo petroquímico da Braskem, unidade Capuava.
Estavam presentes na reunião representantes do Construmob, Sindicato dos Químicos do ABC, Refeições Coletivas e Merenda Escolar no ABCDMR e Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. As empresas contaram com representantes da Chiarelli, Priner e SGS.
Foi a primeira vez que uma reunião com essas características aconteceu desde que a Comissão Permanente de Segurança e Prevenção de Acidentes foi criada.
Os representantes dos trabalhadores apresentaram os motivos que levaram os sindicatos a criarem o Comitê e os principais problemas de segurança e de fluxo de informações.

O que é o Comitê de Segurança?
Criada em fevereiro deste ano, o Comitê Permanente de Segurança e Prevenção de Acidentes reúne os sindicatos Construmob, Químicos do ABC, Metalúrgicos de Santo André, Refeições do ABCDMRR e Limpeza e Asseio do ABC, que representam trabalhadores que atuam no Polo Petroquímico Capuava da Braskem.
O Comitê vem debatendo com as empresas, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho questões de segurança e prevenção de acidentes na Braskem depois de casos que resultaram em duas mortes e diversos acidentes de trabalho entre 2023 e 2025.