Comitê de Segurança define ações para o final do ano

O Comitê Permanente de Segurança e Prevenção de Acidentes, criado pelos sindicatos de trabalhadores que possuem base na Braskem, unidade Capuava, voltou a se reunir nesta quinta-feira, 23/10, no Sindicato dos Químicos do ABC. Na pauta, avaliação das atividades do segundo semestre, como a reunião com os cipeiros das empresas terceirizadas da Braskem de diferentes categorias de trabalhadores, como construção civil, químicos, metalúrgicos, refeições e limpeza.
E as ações que serão desenvolvidas até o final do ano, com destaque para a organização de uma reunião com as empresas que atuam dentro do polo petroquímico para apresentar as pautas discutidas no Comitê.

Participaram da reunião Leni Santos, vice-presidente do Sindicato dos Empregados de Refeições Coletivas e Merenda Escolar no ABCDMR, Marcio Barone, do Sindicato dos Químicos do ABC e os diretores do Construmob, Mauro Coelho e Jorge Augusto, além de Jaqueline Corrêa, assessora jurídica do Construmob.

O Comitê Permanente de Segurança e Prevenção de Acidentes foi criado no início deste ano diante da percepção, por parte dos representantes dos trabalhadores, do aumento de acidentes na planta do polo petroquímico e depois de um grave acidente quando a explosão de um tanque levou dois trabalhadores da construção civil a óbito, em 2024. O comitê vem articulando os sindicatos, os Centros de Referência e Saúdo do Trabalhador (Cerest) de Santo André e Mauá, o Ministério do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e as empresas que atuam no polo petroquímico para melhorar os processos de trabalho e de segurança a fim de evitar novos acidentes.