Consórcio ABC volta a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC decidiu manter a recomendação do uso de máscaras nos ambientes fechados nas sete cidades da região.

Com isso, o uso do item passa a ser aconselhável, porém não obrigatório.

A sugestão será reavaliada pelo colegiado de prefeitos, observando a evolução nos números da pandemia na região, na próxima semana ou extraordinariamente, se for necessário. 

O debate sobre a volta do uso de máscara como forma de prevenção a Covid-19 voltou à tona após o crescimento dos casos e internações pela doença.

A decisão acontece após a decisão tomada pelo Comitê Científico de São Paulo, que voltou a recomendar o uso do equipamento de proteção.

Na última semana, os casos no ABC cresceram cerca de 133% de abril para maio, passando de 2.777 para 6.484, além do crescimento em relação a óbitos, de 59 para 69, aumento de 16,9%.

Santo André e São Bernardo já haviam optado pela recomendação do uso da proteção.

Na cidade liderada pelo também presidente do Consórcio Paulo Serra (PSDB), o Paço determinou o uso obrigatório em escolas em que algum caso positivo fosse registrado.

Em São Bernardo, a utilização é recomendada em espaços públicos e privados desde 20 de maio.

A Prefeitura de Diadema já optou pela obrigatoriedade da utilização do equipamento de proteção em prédios públicos, sejam em áreas abertas ou fechadas.

Em São Caetano, o uso é recomendado nas escolas e para servidores públicos durante o período de trabalho.