Cresce número de mulheres na construção civil
Nos últimos anos, a participação feminina no mercado da construção civil, um nicho historicamente dominado por homens, vem aumentando.
Elas ocupam postos desde a preparação de argamassa até o comando de grandes projetos de construção. Segundo os dados mais recentes do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho, ano base de 2020, a participação das mulheres – trabalhando com carteira assinada – teve aumento de 5,5% em relação ao ano anterior.
Os dados mostram que o número de postos ocupados por mulheres aumentou de 205.033 em 2019 para 216.330 no ano seguinte. O aumento da participação se deve à maior procura das mulheres em busca de capacitação para atuar no setor.
Somente uma organização não-governamental do Rio de Janeiro – o projeto Mão na Massa – já formou, desde 2007, 1,2 mil mulheres para atuarem não só em canteiro de obras, mas em postos de gerenciamento de obras.
Outra entidade do setor – a Mulher em Construção, no Rio Grande do Sul – já atendeu mais de cinco mil mulheres diretamente com cursos e oficinas de capacitação para diversas áreas da construção civil.
O Construmob incentiva e apóia a participação cada vez maior das mulheres em todas as áreas!