Depois de abril, este ano só tem mais um feriado prolongado
O calendário de 2022 atrapalhou os planos de quem pretendia usar os feriados prolongados para curtir viagens ou recuperar as energias em finais de semana mais compridos. Isso porque, neste ano, muitos feriados nacionais vão cair em finais de semana e nas quartas-feiras, o que inviabiliza a tradicional “emenda” que ocorre quando o feriado é na terça ou quinta-feira.
No total, o calendário brasileiro possui nove feriados nacionais. São eles: Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro), Paixão de Cristo, Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalhador (1º de maio), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro), Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Corpus Christi é considerado ponto facultativo. Assim como o Carnaval, é uma data que deve ser negociada com cada empresa individualmente.
Depois do feriado de 21 de abril nesta quinta-feira, serão sete meses sem dias seguidos de folgas além dos finais de semana – incluindo três feriados que caem em quartas-feiras. O Dia 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista de 32 apenas no Estado de São Paulo, vai cair num sábado.
O próximo feriado prolongado acontece no dia 15 de novembro, data que marca a Proclamação da República. Mas, por se tratar de uma terça-feira, a emenda depende das regras de cada empresa ou instituição.