Fevereiro Roxo: alerta sobre Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia

O que é o Fevereiro Roxo?

O Fevereiro Roxo, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, é uma campanha de conscientização sobre doenças e a importância de fazer o correto diagnóstico e tratamento.

A campanha é focada na conscientização sobre 3 doenças incuráveis: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.

Mas por que 3 doenças que, aparentemente, não têm nada em comum?

Porque todas são condições para as quais a medicina ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes.

O mês de conscientização, então, pretende levar informações sobre as doenças, os sintomas e os tratamentos disponíveis.

Qual a importância do Fevereiro Roxo?

Lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer, as 3 doenças citadas no Fevereiro Roxo, apesar de incrivelmente diferentes entre si, não possuem uma cura.

Dessa forma, o ideal é que sejam identificadas nos estágios iniciais, para que os sintomas sejam controlados e/ou retardados.

Por essa razão, mais do que qualquer outra coisa, o Fevereiro Roxo é uma campanha que busca incentivar o diagnóstico precoce, para que, dessa forma, os pacientes tenham uma maior qualidade de vida mesmo tendo de conviver com alguma dessas condições.

O que torna a campanha ainda mais importante é o fato de, nas 3 doenças, os sintomas iniciais não são tão evidentes ou ofensivos, o que faz com que o paciente demore ainda mais para conseguir o diagnóstico.

Na fibromialgia, por exemplo, a fadiga e os problemas relacionados ao sono normalmente são atribuídos ao estresse normal do cotidiano, mesmo quando o paciente procura um médico, o que atrasa o diagnóstico.

No caso do Alzheimer, a situação é parecida, pois a confusão mental e a perda de memória podem ser atribuídas ao avanço da idade e passar despercebido.

Fonte: Minuto Saudável