INSS retoma atendimento presencial nas agências sem agendar
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou no Diário Oficial da União os procedimentos a serem adotados no atendimento presencial nas agências.
O atendimento presencial do INSS chegou a ser suspenso logo no começo da pandemia, mas retornou em setembro de 2020, com a inclusão de agências e serviços de forma gradual e com a necessidade de agendamento prévio.
Agora, o INSS retomou a disponibilização de alguns serviços sem a necessidade de agendamento prévio, o chamado Atendimento Espontâneo, que será realizado nas agências para os seguintes serviços:
- orientações e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
- atendimento por decisão judicial;
- agendamento de serviços;
- emissão de senha para acesso ao Gov.br; e
O horário de funcionamento das agências foi mantido entre as 6h30 e as 17h30 – para as agências com perícia médica no turno da tarde, o funcionamento poderá ser estendido até as 18h.
O atendimento presencial deve ser feito por meio de distribuição de senhas, e a prioridade será dada ao idoso maior de 80 anos.
Na triagem será verificado se há agendamento prévio para o atendimento.
Haverá tolerância máxima de 15 minutos de atraso para a emissão de senha de serviços agendados.
Em caso de comparecimento de procurador ou representante legal, deverá ser apresentado documento que comprove essa condição no momento do atendimento.
Caso seja necessário prévio agendamento para o atendimento e o segurado não tiver feito isso, ele deverá ser orientado a realizá-lo por meio dos canais remotos disponíveis.
Se o interessado tiver dificuldades de acesso aos canais remotos, o agendamento poderá ser realizado pela triagem da agência.
Se o atendimento não puder ser realizado devido a indisponibilidade momentânea, seja por problemas na agência ou de ausência de profissionais, todos motivados pelo INSS, a agência deverá remarcar todos os agendamentos.
No caso de impossibilidade de informar a nova data do agendamento na presença do interessado, o servidor deve orientá-lo a consultar a nova data de seu agendamento por meio do Meu INSS ou da Central 135.
Os requerimentos de benefícios ou serviços do INSS, disponibilizados por meio eletrônico, deverão ser realizados por meio dos canais remotos de atendimento.