Novembro Azul: Veja as dúvidas mais comuns sobre o câncer de próstata

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos por causa da doença, segundo o Inca. Exames preventivos devem ser realizados a partir dos 40 anos.

O mês de novembro é marcado pelo “Novembro Azul”, movimento dedicado à saúde do homem e, principalmente, à prevenção do câncer de próstata. No Brasil, a doença é uma das principais causas de mortes entre os homens. Por isso, há uma intensa mobilização ao longo do mês.

Novembro Azul no Brasil foi inspirado em um movimento internacional com a finalidade de prevenir a doença e financiar pesquisas na área do câncer.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos e cerca de 70% dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, apresenta redução do risco de mortalidade.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, hoje é a segunda causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. Um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Nair Antunes Instituto do Câncer (NAIC) é um centro de referência em oncologia que reúne profissionais e equipamentos que consolidam sua condição de tratamento de todos os tipos de câncer. O instituto localizado em Bauru, no interior de São Paulo, esclarece abaixo as principais dúvidas sobre o câncer de próstata.

Por Nair Antunes Instituto do Câncer (NAIC)