Páscoa: pesquisa aponta alta de preços de peixes e chocolates
Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que os produtos da Páscoa estão mais caros em 2023.
A Páscoa representa a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo nacional, de acordo com a entidade.
A pesquisa aponta que o varejo deve faturar R$ 2,49 bilhões com a Páscoa este ano. Isso representaria um crescimento de 2,8%, na comparação com a mesma data do ano passado, já descontada a inflação.
Não será possível igualar o desempenho dos festejos em 2019, última Páscoa antes da pandemia.
Na comparação entre esses dois períodos, está prevista uma queda de 2,7%.
Alguns produtos foram menos importados este ano.
O bacalhau, segundo o CNC, registrou uma queda nas compras de 32,7%, em comparação à Páscoa do ano passado.
O produto tradicional da Páscoa que mais registrou aumento foi o chocolate, com 13,9%. Os ovos são os mais caros no mercado.
Com o preço alto, os consumidores buscam alternativas para não passar o feriado sem o chocolate. Os varejistas investem em produtos mais populares.
Entre os pescados, o aumento foi, em média, de 5,6%.
(((Com informações do Portal G1)))