Pesquisa de produtos pode economizar até 487% em supermercados

Um levantamento da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Goiânia, Porto Alegre e Salvador mostrou uma variação de preços dos produtos de até 487% nos mercados brasileiros.

A pesquisa analisou mais de 92 mil preços em 700 pontos de venda.

O estudo intitulado “Guia de Preços de Supermercado”, da Proteste, foi baseado duas cestas de produtos distintas, categorizadas conforme dois perfis de consumo.

A primeira lista tem 104 produtos com marcas definidas, que são líderes de vendas, e são encontradas nas categorias de mercearia, higiene e limpeza, perecíveis, hortifruti, entre outros.

Essas marcas líderes consideradas na primeira lista, fazem parte da lista divulgada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na pesquisa Líderes de Vendas 2021.

A segunda lista, também com 104 produtos, não tem definição de marcas, sendo nas mesmas categorias da primeira cesta. A diferença é que a segunda lista não tinha carne, frutas, verduras e legumes.

Quando a análise da Proteste leva em conta os estabelecimentos versus marcas comuns (mais baratas), o consumidor vai ter preços melhores e economizar mais. Por exemplo, em São Paulo, a economia é de R$ 2.888,76, na Zona Sul, no bairro Jurubatuba;

Quando o parâmetro analisado no estudo são os estabelecimentos versus marcas líderes, o que a pesquisa demonstrou que os preços são melhores e a economia será maior em São Paulo, podendo chegar a até R$ 2.265,60, na região Sul, na Cidade Dutra.