Produção industrial cresce 0,1% em abril, aponta IBGE
A produção industrial brasileira cresceu 0,1% em abril, na comparação com março, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação a abril do ano passado, no entanto, houve queda de 0,5%.
Esta foi a terceira alta mensal seguida, com crescimento de 1,4% acumulado no período, mas ainda insuficiente para recuperar a perda de janeiro – no ano, o setor industrial acumula queda de 3,4%.
Com o resultado, a produção industrial do país ainda se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia e 18% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011.
Embora próximo da estabilidade, o resultado foi o melhor para um mês de abril, na comparação com março, desde 2019, quando houve crescimento de 0,3% – em abril de 2020, houve queda recorde de 19,7%, e em 2021 foi registrado recuo de 1,8%.
Entre as grandes categorias econômicas, duas tiveram variação positiva frente a março, enquanto duas apresentaram queda:
- Bens intermediários: 0,8%
- Bens semi e não duráveis: 2,3%
- Bens duráveis: -5,5%
- Bens de capital: -9,2%
A indústria brasileira continua sendo impactada pela alta dos preços das matérias-primas, falta de insumos e restrições de oferta. A piora do cenário externo, devido a guerra na Ucrânia, tem atrapalhado as perspectivas para o ano, em razão das preocupações com a desaceleração da economia e maior inflação global.