Reclamações sobre compras online subiram 653% em 2 anos

As reclamações relacionadas a compras online registradas no Procon-SP cresceram muito após o início da pandemia.

As queixas subiram 653% na comparação entre o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2021 – foram 44.791 queixas contra 337.092 no período.

Em todo o ano de 2019 foram 78 mil reclamações, passando para mais de 300 mil em 2020 e quase 500 mil em 2021. 

Só até março de 2022, já são 128 mil demandas registradas sobre essa modalidade de compra.

Segundo o Procon, o crescimento dos problemas está relacionado à situação da pandemia e à mudança nos hábitos de compra.

As principais queixas dos consumidores são sobre:

  • Atraso ou não entrega do produto;
  • Problemas com cobrança;
  • Vendas feitas por sites ou perfis de redes sociais falsos (páginas que vendem e depois desaparecem sem entregar o produto).

Como medida de proteção ao consumidor, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas.

O órgão recomenda que os consumidores escolham empresas que estão cadastradas no sistema, que disponibilizaram os seus dados ao órgão de defesa e assinaram o cadastro com o certificado digital.

O selo pode ser conferido tanto nas lojas presenciais quanto virtuais.