Ribeirão Pires prevê vacinar todos os adultos até sábado
Ribeirão Pires deve se tornar a primeira cidade do Estado a vacinar, de forma orgânica, os moradores com 18 anos ou mais contra a Covid. A expectativa da Secretaria de Saúde do município é alcançar a marca sábado, nove dias antes do que prevê o calendário divulgado no fim de julho pelo governo do estado. Hoje, estão sendo protegidos munícipes com 20 anos e amanhã, com 19. É esperada para hoje a chegada de lote de imunizantes suficiente para vacinar quem tem 18 anos na sexta-feira e no sábado.
Caso consiga manter a programação, Ribeirão vai se igualar a Serrana e Botucatu, cidades do Interior que também atingiram a vacinação completa dos adultos, mas contaram com estudos das vacinas Coronavac e Astrazeneca, respectivamente, nos quais praticamente todos os moradores com 18 anos ou mais foram vacinados para testar, na prática, a eficiência dos imunizantes.
“Chegando o lote previsto para amanhã (hoje), vamos bater o martelo e anunciar a vacinação completa dos adultos até sábado, o que nos deixa muito felizes por ser a primeira cidade do Estado a alcançar a marca”, comemora o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Audrei Rocha.
Segundo Rocha, o diferencial de Ribeirão Pires foi a montagem de apenas um ponto de vacinação, bem estruturado, que permitiu melhor controle das doses aplicadas. “Como todo mundo se vacinou no Complexo Ayrton Senna, não tivemos sobra de vacinas, a chamada xepa, e isso facilitou muito e fez a campanha andar. Também foi possível fazer uma triagem mais eficiente.
Recebemos muitas pessoas de Mauá e de Rio Grande da Serra em busca de vacina, até de Campinas, e a checagem dos documentos foi essencial. Somado a tudo isso tivemos equipe maravilhosa, que trabalhou noite e dia”, exaltou o secretário.
Apesar de oferecer a vacina a todos os adultos, Ribeirão Pires estima que vai obter cobertura de cerca de 95% da faixa etária, resultado que é considerado excelente pelo secretário. “Qualquer vacina aplicada em mais de 90% da população já é considerada um sucesso. Devemos alcançar em torno de 95%.
Esses 5% restante são pessoas que têm domicílio em Ribeirão Pires, mas que não estão na cidade neste momento ou que por algum outro motivo não quiseram se imunizar.
De acordo com o boletim divulgado ontem, Ribeirão Pires já conseguiu imunizar 84,2% dos moradores com 18 anos ou mais. O melhor desempenho da região, no entanto, é de Santo André, que vacina munícipes a partir de 25 anos e já contemplou 85,3% dos adultos. São Caetano, que protege atualmente quem tem 25 anos, tem 80,3% de cobertura deste grupo, seguida de São Bernardo (78,1%), Diadema (77,6%), Mauá (67,9%) e Rio Grande da Serra (64,7%).
Fonte: Diário do Grande ABC