Serasa vê renegociações de dívidas aumentarem 22%

A Serasa divulgou dados sobre o número de brasileiros que recorreram à empresa para renegociar suas dívidas.  Em agosto, ao todo mais de 1,8 milhão de pessoas renegociaram suas dívidas na plataforma Limpa Nome da Serasa, um aumento de aproximadamente 22% em comparação ao mês passado. 

De acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o nível de inadimplência no país alcançou 19,4%, percentual, uma alta de 0,5% em comparação ao mês anterior.

Por famílias, esse número é ainda maior. São 29,6% de todas as casas brasileiras que sofrem com o endividamento, maior número registrado desde 2010.

Os segmentos com maior número de renegociações foram telecomunicações (41%), securitizadoras (24%) e bancos (15%). O varejo ficou em quarto lugar, com 14%. São Paulo registrou o maior volume de acordos, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Endividados com renda de até R$ 2 mil foram os que mais renegociaram suas dívidas no mês de agosto, representando 44% dos acordos. A parcela da população que recebe até R$ 5 mil vem depois, com 26% das negociações.

As mulheres são as que mais renegociaram, com 54%, frente a 46% dos homens. Em relação à faixa etária, consumidores de 30 a 40 anos lideraram as negociações, com 30%. Já pela idade dos dividendos, jovens até 25 anos representam 22% do total de acordos fechados no mês de agosto.