Setor financeiro é o que mais recebe queixas de consumidores

O portal consumidor.gov.br recebeu 513.283 reclamações nos 4 primeiros meses de 2022. As queixas subiram 10% em relação ao mesmo período de 2021 e se dirigem principalmente ao setor financeiro.

Bancos, instituições financeiras e administradoras de cartões receberam 137.666 reclamações de janeiro a abril. Isto é, quase 27% de todas as queixas registradas no consumidor.gov.br nos 4 primeiros meses deste ano.

Os cartões e o crédito consignado são os maiores alvos dos consumidores. Só os problemas com cartões de crédito, débito e de loja renderam 47.961 registros e os do crédito consignado, 26.789.

As queixas contra o setor aéreo subiram 83% no 1º quadrimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

Com isso, o transporte aéreo saiu do 5º para o 3º lugar do ranking de segmentos econômicos com o maior número de reclamações no consumidor.gov.br.

O portal registrou 54.937 queixas contra o setor aéreo nos 4 primeiros meses deste ano. Cerca de 25% dizem respeito a dificuldade ou ao atraso na devolução de valores e reembolso.

Outros 10% são sobre cancelamentos de voos.

Com a alta das queixas, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) pediu que os Procons verifiquem as denúncias contra as aéreas.

Além disso, recomendou que essas empresas melhorem a comunicação com o consumidor e informem sobre mudanças regulatórias.

O consumidor.gov.br é um portal da Secretaria Nacional do Consumidor que permite a interlocução entre consumidores e empresas, para a solução de conflitos de consumo pela internet. O portal busca mediar o conflito antes de o consumidor recorrer aos Procons e à Justiça.

Hoje, o índice médio de solução é de 77% e o tempo médio de resposta é de 7 dias no portal.