“Maio Lilás” reforça a importância da liberdade sindical

No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, o Ministério Público do Trabalho instituiu, por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade sindical (Conalis), a campanha “Maio Lilás”, que tem o objetivo de incentivar a realização de atividades que promovam o princípio da liberdade sindical. A iniciativa pretende estimular a participação da sociedade, sobretudo dos trabalhadores em ações de defesa dos seus direitos, como forma de exercício da liberdade de união e expressão constitucionalmente garantidos, nos incisos IV, IX, XVI, XVII, XVIII do art. 5º, e da liberdade sindical, no art. 8º caput, todos da Constituição da República de 1988.

A cor lilás utilizada na campanha é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido da cor lilás.

Para o Secretário Geral e Administrativo do Construmob, Mauro Coelho, a organização dos trabalhadores e a liberdade sindical é um direito conquistado por meio de muita luta ao longo de todo o século XX e XXI. “Precisamos garantir que as trabalhadoras e os trabalhadores sejam representados e tenham seus direitos reconhecidos e respeitados. Para isso estamos sempre acompanhando o dia a dia da categoria. Juntos somos sempre mais fortes”, destaca.

Por: Carlos Rizzo