Ato ecumênico reúne trabalhadores em defesa da vida e da segurança no trabalho

Atividade homenageou trabalhadores que morreram após explosão e incêndio no polo petroquímico de Capuava

Aconteceu na quinta-feira, 6/7, ato ecumênico em homenagem aos trabalhadores Marcos Antonio da Conceição e Welquer Barbosa de Jesus, trabalhadores do setor de montagem e funcionários da Tenege, empresa terceirizada da Braskem, que morreram em consequência de uma explosão e incêndio na planta da unidade Capuava, em Mauá, no dia 22 de junho.

Organizado pelo Construmob e Sindicato dos Químicos do ABC, o ato reuniou trabalhadores das empresas terceirizada da Braskem em frente ao portão 4 da Braskem desde as 7 horas da manhã.

Conduzido pelo pastor Ariovaldo Ramos o ato ecumênico contou com a participação do vice-presidente do Construmob, Carlos Menegatti, que é ministro da palavra em comunidade católica. Ambos trouxeram reflexões sobre passagens do Evangelho que tratam do direito à vida.
Em seguida, ocorreu um ato em defesa da saúde e sergurança no trabalho, em que representantes dos trabalhadores de várias categorias cobraram uma correta investigação das causas do acidente e a implantação de sistemas de controle e segurança para que acidentes com vítimas fatais não aconteçam novamente. “O Construmob está acompanhando tudo de perto, estamos dando apoio e assistência aos trabalhadores e os familiares”, destacou o secretário geral e de administração do Construmob, Mauro Coelho. Na próxima semana, ele participará de reunião no Ministério do Trabalho para tratar do assunto.

Participaram do ato os diretores do Construmob Cleiton Sabio, João Zanette, Wilson Arrigui e Fábio Joaquim além dos diretores de base Fredson, Manoel e Jorge. Também estiveram na atividade a coordenadora da CUT-ABC e diretora do Sindicato dos Rodoviários do ABC, Cleide Tamerão, o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, José Evandro Alves da Silva e os expresidentes dos químicos Raimundo Suzart, Paulo Lage e Remígio Todeschini, além dos diretores Joel Santana, Marcio Barone, Paulo José dos Santos, Jansen Nunes e José Freire, Ariovaldo Galdino, do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo, Claudionor Vieira e Daniel Calazans do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Belmiro Moreira do Sindicato dos Bancários do ABC e Carolina Aparecida, do Sindserv Santo André.

Também trouxeram apoio ao ato o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) e os vereadores Orlando Vitoriano (PT), atual presidente da Câmara de Diadema, e Junior Getúlio – Juninho (PT) de Mauá.