Dia de combate às LER/Dort
É comum os trabalhadores do setor construção civil enfrentar problemas ligados às LER/Dort, as lesões por esforços repetitivos. Fique atento aos sinais
O Dia Mundial de Combate às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) é celebrado em 28 de fevereiro. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data nos convida à reflexão sobre tais adoecimentos que há muito tempo estão presentes no mundo do trabalho.
De acordo com o Ministério da Saúde, LER/ Dort são “danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação”. Caracteriza-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais lesões que acometem os trabalhadores incidem no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.
Nos tempos atuais, é também imprescindível olhar para as questões de saúde mental. Os trabalhadores acometidos pelas LER/DORT estão sujeitos a sofrer de transtornos psíquicos, como a depressão, por exemplo, em consequência do sofrimento associado aos danos oriundos das atividades laborais.
Essas expressões de adoecimento são decorrentes de modelos de organização e gestão do trabalho que, normalmente, exigem os trabalhadores além de seus limites, principalmente do ponto de vista mental, dependendo da natureza das atividades exercidas pelo trabalhador.
O Construmob têm parcerias com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Santo André e Mauá quer possuem um importante trabalho de orientação e acompanhamento dos casos de LER/Dort nas empresas da região. Portanto, se você, trabalhadora ou trabalhador, sentir dor contínua nos membros superiores, procure um médico e os Cerest da região.