Nota oficial

O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE SANTO ANDRÉ, MAUÁ, RIBEIRÃO PIRES E RIO GRANDE DA SERRA-CONSTRUMOB, vem a público manifestar-se quanto à greve deflagrada em relação à empresa NPE, prestadora de serviços junto à Oxiteno em Mauá e o faz nos seguintes termos:

Acatando decisão majoritária dos trabalhadores nas assembleias realizada nos dias 23 e 24 de maio de 2024, com caráter democrático e pacífico, com portões da empresa abertos e livre circulação de trabalhadores, houve determinação de e início de greve ante o insucesso das negociações sobre a parada de manutenção ali realizada.

Na última assembleia realizada, após votação dos trabalhadores pela manutenção da greve e pedido feito pelo Sindicato para que a liminar concedida no processo 1008839-78.2024.5.02.0000-1 fosse efetivamente cumprida, com ingresso de contingente de 70% dos trabalhadores aos postos de serviço, foi agendada nova assembleia, nos mesmos moldes e características das anteriores (democrática, pacífica e com respeito às leis vigentes) se dê no dia 27/05/24 às 7h00, na portaria 2 da Oxiteno.

Dessa forma, o Sindicato não preparou, tomou ciência ou participou de nenhum ato ou manifestação relacionado a este movimento na data de hoje (25/05/24), tampouco pretende alterar as características acima citadas da já programada assembleia de segunda.

Com isso, o Sindicato ratifica a legitimidade da greve e os motivos que a fizeram surgir e confia que o trabalhador entende que o exercício de seu direito pressupõe a observação de regras de urbanidade.

Reafirma também que não autoriza, participa, ou compactua com atos violentos e/ou ameaças que por certo, se existirem, servem apenas para diminuir a força dos argumentos dos trabalhadores, certamente advindos de pessoas alheias à classe trabalhadora e que se infiltram neste pacífico movimento.

Às empresas prestadoras de serviço e à Oxiteno: como foram as demais assembleias, a próxima designada se refere à empresa NPE, para os trabalhadores desta, que não são e jamais serão obrigados a participar de algo que não os sensibilize.

Aos trabalhadores: o Sindicato reafirma que segue firme como seu representante e busca por meios legais e legítimos o sucesso nas reivindicações apresentadas, conclamando-os a confiar e continuar com o mesmo senso de responsabilidade e democrático observado até então. Até a vitória!

Por fim, declara o Sindicato que existem linhas que não devem ser cruzadas e que não haverá alinhamento aos que fogem de princípios que norteiam a vida em sociedade e a segurança de todos os envolvidos na questão. 

Sobretudo repudia as ameaças que vêm sofrendo quanto à integridade de seus diretores, colaboradores e bens móveis e imóveis.

Santo André, 25 de maio de 2024.

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE SANTO ANDRÉ, MAUÁ, RIBEIRÃO PIRES E RIO GRANDE DA SERRA-CONSTRUMOB

– LUIZ CARLOS BIAZI –

Presidente