Explosão e incêndio na Braskem vitimiza trabalhadores da categoria

Um soldador faleceu e dois caldeireiros sofreram queimaduras e estão internados em hospital de São Paulo, depois de explosão e incêncio no polo petroquímico de Capuava, nesta quinta-feira, 22/6

A categoria da construção civil está de luto depois que um trabalhador morreu e outros quatro ficaram feridos após uma explosão, nesta quinta-feira, 22/6, seguido de grande incêndio em um tanque gasolina em manutenção na unidades Braskem Capuava. O acidente aconteceu por volta das 9h20, durante um trabalho de pintura executado por trabalhadores da Tenenge, empresa terceirizada.

No momento do acidente cinco trabalhadores se feriram, sendo três com gravidades, segundo o Corpo de Bombeiros.

Marcos Antonio da Conceição, caldeireiro, de 34 anos, foi socorrido pelas equipes de segurança do trabalho mas veio a falecer ainda no final da manhã. Edson Manoel Santos Mascarenhas, soldador, 45 anos, foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital São Matheus, com queimadoras no rosto e vias aereas e está em estado estável. A outra vítima, Welquer Barbosa de Jesus, caldeireiro, 30 anos, foi socorrido para o Hospital Taubaté por helicóptero, por conta de queimaduras por todo o corpo. Os outros dois acidentados tiveram ferimentos leves, segundo nota da Tenenge.

O corpo de Marcos Conceição será levado à Bahia, para ser velado junto dos familiares, já que ele não não possui familiares morando em São Paulo.

“O Construmob está acompanhando a situação de todos os acidentados e está em diálogo com as empresas Tenenge e Braskem para monitorar os desdobramentos desse grave acidente e cobrar investigação para compreender o que causou a explosão e o incêndio” destaca o secretário geral e administrativo do Sindicato, Mauro Coelho. “Nós lamentamos profundamente a perda de um trabalhador de nossa categoria e colocamo-nos à disposição dos trabalhadores acidentados e seus familiares no apoio e suporte do que precisarem neste momento”, finaliza.

Texto: Carlos Rizzo. Imagem: Divulgação/Corpo de Bombeiros