26 de outubro: Dia do Trabalhador da Construção Civil

Construmob presta homenagem a todos os profissionais da construção civil de nossa região.

O Dia do Trabalhador da Construção Civil é comemorado em 26 de outubro, data que homenageia os profissionais que atuam nesse segmento, um dos mais diversos e dinâmicos da economia do país. São mais de 70 profissões que direta e indiretamente são responsáveis por projetar, construir, supervisionar e dar a manutenção em obras de infraestrutura nos setores da indústria, do comércio e dos serviços, com destaque para a habitação.

Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil cresceu 6,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem mais que o dobro do PIB brasileiro que cresceu 2,9%. No período, a construção civil foi responsável pela geração de 195 mil postos de trabalho segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho, o que representou 10% dos empregos formais criados em 2022, contribuindo de forma significativa para a redução do desemprego. E neste ano os número apontam um crescimento acima das previsões dos especialistas.

Para Luiz Carlos Biazi, presidente do Construmob, “não há dúvidas de que a construção civil é um dos pilares da economia brasileira, por isso o Sindicato, por meio de toda sua diretoria, presta homenagem a todos os profissionais deste setor”, destaca.

“O objetivo do Sindicato é sempre fortalecer a luta e a organização dos trabalhadores em defesa dos nossos direitos e em busca de novas conquistas. Por isso estamos estamos sempre na luta”, explica Mauro Coelho, secretário geral e administrativo do Construmob.

Outro ponto a se destacar nessa data é a importância da saúde e segurança do trabalho segundo o diretor de saúde e segurança do Sindicato, Cleiton Sabio. “Os trabalhadores da construção civil sempre sofrem com problemas ligados à falta de equipamento de segurança e proteção individual. Temos que deixar claro que produtividade e eficiência das empresas está diretamente relacionada às boas condições de trabalho”, aponta Sábio.

Temos muitos desafios pela frente, mas não podemos deixar de homenagear cada um dos trabalhadores e trabalhadores desse importante setor do nosso país. Parabéns trabalhador da construção civil pelo seu dia!