Ano termina com acordos coletivos nos setores moveleiro e mármores e granitos

O Construmob conseguiu, durante 2023, avançar nos acordos coletivos, sempre buscando aumento acima da inflação. As categorias com dissídio no final do ano também esperam fechar acordo com ganhos.

Este ano tivemos importantes vitórias nos processos de negociação dos diversos setores dos trabalhadores da Construção e Mobiliário de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Depois de um ano muito difícil, em 2022, quando a inflação disparou e a perspectiva de ganhos reais diminuiu significativamente, tivemos um primeiro semestre, em 2023, com melhores resultados em setores importantes da nossa categoria.

Na negociação dos acordos coletivos de montagem industrial, instalações elétricas e construção civil, os reajustes ficaram, respectivamente, em 6% e 4,6%, nos dois casos acima da inflação. Nos setores com data-base no meio do ano, como a carpintaria, o reajuste também ficou acima da inflação.

EM NEGOCIAÇÃO
Estamos no fim do ano e alguns setores da categoria como cal, gesso, argamassa e cimento, mármores e granito e marcenaria, com data-base em outubro e novembro, continuam com o processo de negociação.

Segundo o Secretário Geral e Administrativo do Construmob, Mauro Coelho, as discussões com os representantes das empresas desses setores não estão fáceis, “mas as perspectivas, agora que saiu o índice de inflação de novembro, é de fechar um acordo com ganhos reais”, destaca.

Mauro Coelho destaca que em relação aos benefícios nesses setores que estão em negociação, muita coisa ainda precisa melhorar, já que as empresas são muito diferentes entre elas, mas o Sindicato vem procurando garantir que os benefícios sempre avancem. “O trabalhador precisa sempre estar unido nos momentos de negociação para mostrar força e garantir mais conquistas”, finaliza.